segunda-feira, 14 de maio de 2007

O mal das religiões - ATEU - RICARDO BONALUME NETO

Era um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones e estudou num colégio católico liberal. Por isso fiquei chateado ao ouvir John Lennon em "Imagine" cantar como seria bom o mundo sem religião. Demorou para cair a ficha. Aos poucos o adolescente começou a entender a história e o papel das religiões no mundo. Como elas causam guerras, reprimem a sexualidade, prejudicam o avanço da ciência. Inquisição, talebãs, criacionismo, neoevangélicos movidos a dinheiro dos pobres: a lista de barbaridades praticadas pelas religiões organizadas e por seus seguidores mais fanáticos é imensa.
Sobraria "deus" (com minúscula). Afinal, o ente "superior" não pode ser diretamente vinculado às bobagens feitas em seu nome. Mas para que serve deus? Desta vez John Lennon não me chateou quando cantou que "deus é um conceito pelo qual medimos nossa dor". Ah, me dizem, quando você estiver muito doente, vai encontrar deus. Bem, ainda não aconteceu, nem quando estive internado com pneumonia. Fiquei num quarto com um colega com câncer no pulmão. Quando foi feito o teste para saber se tinha a doença, ele pegou o envelope das mãos do médico e correu para uma igreja para abri-lo ali. Não adiantou.
Para explicar o mundo, deus é desnecessário. Mesmo que a ciência nunca explique tudo, é melhor ser humilde e reconhecer limitações do que procurar uma explicação fácil e reconfortante: "Foi deus".

2 comentários:

Unknown disse...

Acredito em Deus, porque sinto e não somente porque devo acreditar. Acredito em Deus, porque por muitas vezes pensei que talvez fosse tudo APENAS uma forma de controlar a sociedade, mas nestes momentos foi que pude sentir mais forte o toque de Deus, me mostrando que Ele realmente estava comigo.
O mundo em que vivemos, é sujo, e a sociedade é um grande jogo, no qual muitos caem por falta de conhecimento. Mas não significa que, porque homens sujaram uma coisa tão linda que é o Cristianismo puro, que realmente Deus não exista.
Deus não depende de atitudes de homens para ser quem Ele é.
E sinto muito porque sei que não são minhas palavras que te farão ver isto, mas o que posso te dizer é que toda criatura busca pelo criador, e por mais que você tente, não conseguirá fugir. Um dia você poderá entender. E eu gostaria muito que fosse logo, porque a fé em um ateu, é como um tesouro você tem, e não quer usar por achar que é bijuteria.
Abraço! Fique em paz!

Anônimo disse...

Parabens tambem acredito em deus sem ele acho q seria um qualquer um drogado ou sei la mas deus esta em minha vida!