domingo, 10 de junho de 2007

De volta ao primeiro beijo - MOACYR SCLIAR

"O primeiro beijo é uma coisa muito falada. Sem dúvida é uma experiência muito marcante, inesquecível. O primeiro beijo é uma maturação, uma descoberta. Ao mesmo tempo, para alguns, ele pode ser um monstro assustador", diz o cineasta Esmir Filho, diretor de "Saliva". O filme conta como Marina, uma garota de 12 anos, é pressionada a dar o seu primeiro beijo no experiente Gustavo.
Folhateen

TINHA ACABADO de ler a matéria sobre o primeiro beijo, no pequeno apartamento em que morava desde que ficara viúvo, anos antes, quando (coincidência impressionante, concluiria depois) o telefone tocou. Era uma mulher, de voz fraca e rouca, que ele de início não identificou: - Aqui fala a Marília -disse a voz. Deus, a Marília! A sua primeira namorada, a garota que ele beijara (o primeiro beijo de sua vida) décadas antes! De imediato recordou a garota simpática, sorridente, com quem passeava de mãos dadas. Nunca mais a vira, ainda que freqüentemente a recordasse -e agora, ela lhe ligava. Como que adivinhando o pensamento dele, ela explicou: - Estou no hospital, Sérgio. Com uma doença grave... E queria ver você. Pode ser? - Claro -apressou-se ele a dizer- eu vou aí agora mesmo. Anotou rapidamente o endereço, vestiu o casaco, saiu, tomou um táxi. No caminho foi evocando aquele namoro, que infelizmente não durara muito tempo -o pai dela, militar, havia sido transferido para o Norte, com o que perdido o contato -mas que o marcara profundamente. Nunca a esquecera, ainda que depois tivesse beijado várias outras moças, uma das quais se tornara a sua companheira de toda a vida, mãe de seus três filhos, avó de seus cinco netos. E não a esquecera por causa daquele primeiro beijo, tão desajeitado quanto ardente.
Chegando ao hospital foi direto ao quarto. Bateu; uma moça abriu-lhe a porta, e era igual à Marília: sua filha. Ele entrou e ali estava ela, sua primeira namorada. Quase não a reconheceu. Envelhecida, devastada pela doença, ela mal lembrava a garota sorridente que ele conhecera. Consternado, aproximou-se, sentou-se junto ao leito. A filha disse que os deixaria a sós: precisava falar com o médico.
Olharam-se, Sérgio e Marília, ele com lágrimas correndo pelo rosto. - Você sabe por que chamei você aqui? -perguntou ela, com esforço. - Porque nunca esqueci você, Sérgio. E nunca esqueci o nosso primeiro beijo, lembra? Na porta da minha casa, depois do cinema... - Claro que lembro, Marília. Eu também nunca esqueci você... - Pois eu queria, Sérgio... Eu queria muito... Que você me beijasse de novo. Você sabe, os médicos não me deram muito tempo... E eu queria levar comigo esta recordação...
Ele levantou-se, aproximou-se dela, beijou os lábios fanados. E aí, como por milagre, o tempo voltou atrás e de repente eles eram os jovenzinhos de décadas antes, beijando-se à porta da casa dela. Mas a emoção era demais para ele: pediu desculpas, tinha de ir. A filha, parada à porta do quarto, agradeceu-lhe: você fez um grande bem à minha mãe. E acrescentou, esperançosa: - Acho que ela agora vai melhorar. Não melhorou. Na semana seguinte, Sérgio viu no jornal o convite para o enterro. Mas, ao contrário do que poderia esperar, apenas sorriu. Tinha descoberto que o primeiro beijo dura para sempre. Ou pelo menos assim queria acreditar.

115 comentários:

Anônimo disse...

muito romantico legal gostei muito da cronica da historia q os dois viveram juntos

Anônimo disse...

e muito legal pq e uma historia muito marcante e muito emossionante pq nosso primeiro beijo a gente nunca esquece por mais que o tempo passe a gente nunca esquece

Anônimo disse...

eu leticia garcia dos santos
gostei muito dessa cronica
por que ela relata coisas
que realmente acontece no
dia a dia.
e um otimo romance.

Anônimo disse...

Essa história é interessante porque ela fala do romance entre duas pessoas que depois de um tempo de namoro elas se reencontraram de novo e continuarão juntos para sempre.....

Anônimo disse...

gostei muito dessa cronica e muito romantica

Anônimo disse...

eu jessika da silva gostei muito da historia que fala sobre opremeiro beijo muito legau

Anônimo disse...

eu gostei muito pq fala sobre um jovem casal romantico,q fala do primeiro beijo. que é inesquecivel!
alunos:lucas e julianderson
serie: 7ª

Anônimo disse...

eu giselly gostei muito
dessa cronica por que
fala da vida real

BEIJOSSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

Góosteei muiito désssa croônica

alein d naum ter liido ..bejo te amo

thaizinhaá e ingridinhaá

Anônimo disse...

foi uma cr




foi uma crônica de romance

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante porque essa crônica fala sobre o romantismo e os dois se reencontraram e de novo e viveram felizes para sempre....ki lindúh

Anônimo disse...

ALUNAS:GISELLY E LETICIA
NNOS GOSTAMOS MUITO DESSA
CRONICA PQ O PRIMEIRO
BEIJO E INESQUECIVEL!!!

Anônimo disse...

eu gostei muito da historia.desse primeiro beijo....mais triste foi q a menina estava morrendo, mais foi legal no final,q nunca esquesemos o primeiro beijo sou aluna da 7serie da escola antonio felex da silvia.............................

Anônimo disse...

Moacyr Scliar é mesmo um
cronista muito talentoso. Meus alunos da 7ª série se divertiram muito lendo esta crônica. Um abraço pra blogueiro que postou o texto e outro para esse querido escritor.
Alda

Anônimo disse...

É um texto de romance muito impressionante gostei

Anônimo disse...

essa historia foi muito marcante na vida dessa mulher achei muito legal ele ter dado o ultimo beijo dela porque nosso primeiro beijo e muito marcante agente nunca esquece e pra vida toda como se fosse a única vez

Anônimo disse...

ALUNAS:JESSICA,LETICIA,JACKELINE E GISELLY

VOCê ESTA DE PARABENS
POR FAZER ESTA CRONICA

BEIJÃO............
ABRAÇOS............

Anônimo disse...

eu gosto muito dessa cronica por que fala sobre um romance .
em que o seu primeiro beijo aconteceu após o cinema na porta da casa dela um dia eles estavam bem velhos ela ligou para ele lembraran do seu primeiro beijo então ele saiu da cadeira e foi ate ela e beijou ela na cama do hospital

Anônimo disse...

jessika e muito linda voce emuito legal

beijosssssssssssssssssssssssssssss jessika

Anônimo disse...

BOM DIA

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiiinossa muito legal beijoss hehehe

Anônimo disse...

BOM DIA GALERA DOIDA DO ANTONIO FELIX

Anônimo disse...

eu gostei muito porque é interessante byjuuu.............

Anônimo disse...

Esse primeiro beijo aconteceu na porta da casa dela após a saída do cinema emtao eles ficaram mais velhos ela o chamou. muito legal

Anônimo disse...

EH BEM DRAMÁTICO NÉ

Anônimo disse...

É BASTANTE INTERESSANTE

Anônimo disse...

EU GOSTEI DESTA CRONICA NAO POR CAUSA DA HISTORIA MAS SIM DA CRIATIVIDADE DO MOACYR SCLIAR ELE FEZ POR QUE ELE BASEOU-SE EM FATOS REAIS

Anônimo disse...

Adorei a crônica, pois mostra que apesar de muitas décadas e já terem formados outras famílias não conseguiriam esquecer o primeiro beijo e o primeiro namorado. Concordo plenamente, o primeiro beijo é sim muito importante. Muito linda e mexe com a imaginação. Bgs. :* :D Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Ele e Ela nunca esqueceram do seu primeiro beijo....

Crônica bOa mais tem melhores....
= )



>>[By : SmoKE e aIm bOt ^]<<

Anônimo disse...

EU GOSTEI DESSA CRÔNICA
ELA É LEGAL

Anônimo disse...

EU GOSTEI POR CAUSA DE SUA CRIATIVIDADE E SEU CARACTER DE FAZER CRONICAS ASSIM

Anônimo disse...

ESSE CARAI VAI TOMA NO CU COM UM TREM DESSE PORRA

Anônimo disse...

é uma crônica bem trabalhada muito difícil de se escrever um ótimo romance escrito por um incrível crônista. BEIJO IZABELA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

gostei dessa cronica ela e muito boa...

Anônimo disse...

Impressionante o talento de Scliar....

Anônimo disse...

Eu não gostei dessa poha..
pq eu odeio a professora de português
nome : Alda

Anônimo disse...

EU ACHEI INTERESSANTE,MAS EU NÃO CURTO MUITO ESSE NEGÓCIO DE CRÔNICA NÃO

Anônimo disse...

BEIJO NA BUNDA

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

foi muito profundo e uma historia comovente e como as pessoas dizem:"Oo PRIMEIRO BJOo A GENTE NUNCA ESQUECE" e por isso muita gente ate hoje fica sonhando com o primeiro bjoO EU SOU UMA DELAS SONHO MUITO COM ESSE PRIMEIRO BJOo ate hoje
bjoOS PARA TODOS QUE EU AMO...*
ABRAÇOS...*
THAYNARA FERNANDES E KAROLINA...*

Anônimo disse...

gostei muito dessa crônica ele fala sobre o passado dela

Anônimo disse...

foi bom mais bom bom nao foi!
Existe outros melhores e quem leu o texto alto leu horrivel!

Anônimo disse...

Achei essa crônica muito boa,
mais eu não curto isso!!!
porque e muito ruim e eu não entendo nada!!!

Anônimo disse...

E história emocionante pois e verdade, o primeiro beijo a gente nunca esquece,e muito marcante.

Anônimo disse...

Foi muito bom!
Mas nao gostei do final!

Unknown disse...

Eu gostei muito porque fala sobre o primeiro beijo !!!!!

Anônimo disse...

achamos mmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiittttttttttttoooooooooooooooo lesgal
pppppppppppaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaa sssssssssssseeeeeeeeeeee jjjjjjjjjjjjooooooooooooooooooooggggggggaaaaaaaarrrrr nnnnnnnoooooooooo llllllllllliiiiiiiiiixão

Anônimo disse...

Achei essa porra uma desgraça esse caralho e intediante e sem noção e esse cara devia fumar pedra

Anônimo disse...

EU GOSTEI DA CRONICA , MAIS A GURIA LA DE CIMA PODIA TER OUTRO NOME , É EMOCIONANTE O PRIMEIRO BEIJO MAIS TEM GENTE QUE ESQUECE ; EU NÃO GOSTEI DA CHUVA QUE VEIO NA MINHA CABEÇA ' E EU NEM TAVA DE GUARDA CHUVA ' SHUAHSUAHSUAHSUHS'
by:uma aluna molhada e indignada

Anônimo disse...

bom achei muito lindo e romantico pois é uma crônica que fala sobre o primeiro beijo
marina e sergio...S2 ass.Lucas e
verOnica........

Anônimo disse...

ACHEI MUITO INTERESSANTE PORQUE E EMOCIONANTE E AO MESMO TEMPO E DRAMÁTICO GOSTEI MUITO !

Anônimo disse...

EU GOSTEI , MUITO ;D

Anônimo disse...

eu gostei fala sobre o primeiro bjo
deles na prota da casa dela mais eu nao gosto muito de cronica nao pq eu odeio portugueskkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

eu bilau da silva pinto achei isso uma goza

Anônimo disse...

foi uma porrA do cao e quem leu foi um dragao ocidental credo esse trem e muito melozo odeio isso eka

Anônimo disse...

KARA D+ MEWWWW TIPO ASSIM MUITO IRADO
ASSIM MUITO MASSA OW PENSA ISSO MUITO BEEEEEEEEEEEEESTTTT ....... FUUUUUUUUIII

Anônimo disse...

ESSA CRONICA FOI UMA COISA CHATA , QUE EU NEM SEI O MOTIVO DE EU ESTAR COMENTANDO .

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a alda tem problema eu odeio a alda mais ela e feia e fede

Anônimo disse...

tipo odiei achei a coisa mais boiola sak isso é um cacete porra!!!

Anônimo disse...

eu achei .isto uma droga

Leonardo disse...

Eu gostei muito porque nem o tempo os fizeram esquecer do primeiro beijo !!!!!!!!

Anônimo disse...

eeeeeeeee nao gostei dessa porra nao que historia mais ridicula que historia mais de baixa categoria naum sabe escrever aaaiiiiiiiiii odiei xau rep na veia.....

Anônimo disse...

Eu gostei na falsidade mais agora vou falar no sincero! Foi uma porcaria! odiei foi a cronica podre que eu ja vi! com essa cronica se eu fosse vc enfiava no meio do seu cu ta bom! xau

Anônimo disse...

COISA ESTUPIDA

Anônimo disse...

THE BEST FOREVER EU AMO VC PAIXÃO ...

Anônimo disse...

eu quem escreveu essa cronica era muito jesado

Anônimo disse...

PREFIRO CAGAR & COMER DO QUE LER ISSO DENOVO ;

Anônimo disse...

EU GOSTEI MT ;D

Anônimo disse...

eu axei muito lindo romantico essa historia deles nem a velhisse os vizeram eskecer lindos!

Anônimo disse...

ai que oror de historia mais feia vai tomar todo mundo no cuzao que merda a lada me traz aqui pra ver essa merda aqui ai tenha mil doo ai mais que desgraça .....

Bruna Raphaella disse...

eu achei essa crônica muito legal porque ela fala do primeiro do beijo

Anônimo disse...

bom pra quem gosta pode ter sido bom mais pra mim foi um cacete da porra

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

eu achei muito legal por que fala sobre o amor

Anônimo disse...

ronaudo brilha muito corintias

Anônimo disse...

Tá bom pra JOGAR FOOOORAAAAAAA

























TÁ BOM PRA JOGAR FOORA

Unknown disse...

nossa muito bom adorei!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

AChei muito interessante..MAiis nããaãooo entendiih nadaaaass .
essa cronicas ta bom pra jogar fooraaaaaaaaaaaaaaaa'

Anônimo disse...

foi muito interessante e legal e tambem achei uma historia d+>>

Unknown disse...

Eu achei muito massa para a gente q ESTA estudando isso vai ser muito bom pra mim!!
flw

Anônimo disse...

Affs..esse finall da pra intende nda...
esse autor num tem nda pra fazer melhor...

Unknown disse...

muito interessante e legal e romantico.

Unknown disse...

nossa muito bonita a cronica adorei!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

1+1 E2 E 3+3 e 6 obrigado eu sei que eu sou inteligegui

Anônimo disse...

eu gosto muito dessa cronica por que fala sobre um romance .
em que o seu primeiro beijo aconteceu após o cinema na porta da casa dela um dia eles estavam bem velhos ela ligou para ele lembraran do seu primeiro beijo então ele saiu da cadeira e foi ate ela e beijou ela na cama do hospital e muito legal

Anônimo disse...

muito legal pq fala de romance
bruna e thiago amor eterno bjossssss

erick disse...

affs...o primeiro bjo é inesquecivel...
mas o passdo naum inporta mais...
o q rola e os muitos bjos q vao vir por aii...

Anônimo disse...

eu gosto muito dessa cronica por que fala sobre um romance .
em que o seu primeiro beijo aconteceu após o cinema na porta da casa dela um dia eles estavam bem velhos ela ligou para ele lembraran do seu primeiro beijo então ele saiu da cadeira e foi ate ela e beijou ela na cama do hospital

Anônimo disse...

Eu achei muito interesante
por falarem de amor, Por Depois de muitoo tempoo elees Lebrarem de Seu Primeiro beijo

Anônimo disse...

eu achei muito bom pq os dois não esqueceu do primeiro beijo!

Unknown disse...

eu achei muito bom pq a gente nao sabe disso ainda ! kkk

Anônimo disse...

onica por que fala sobre um romance .
em que o seu primeiro beijo aconteceu após o cinema na porta da casa dela um dia eles estavam bem velhos ela ligou para ele lembraran do seu primeiro beijo então ele saiu da cadeira e foi ate ela e beijou ela na cama do hospital
raffaelbmx2009@hotmail.com

fiote disse...

achei muito bom
mas o final esta muito ruim
nao da pra intender muityo....
mas eu gosteii

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk so da trela nesse povo em gente

Anônimo disse...

beijos para asa mulçheres

Anônimo disse...

adorei essa cronica fala de romances
ADOREIII thais e xixa

Anônimo disse...

quem ler esse testo vai perder tempo pq e podreeeeee filho de 1 putaaaaaaa!!!!!! DgR comanda na parada!!!!!!!!!!!1

Unknown disse...

so da gata a xD

Anônimo disse...

KKKKKKKKKK QW LIXOOOOO ESSA PORAAA !!!!!

Anônimo disse...

time melhorzão AI
SÃO PAULOOO

warley disse...

ronalduh...
brilha muito no corinthians...

Unknown disse...

nossa que coisa mais brega

Anônimo disse...

Foi muito emocionante pq o amor deles foi verdadeiro.

Unknown disse...

sao paulooooooooooooooooo timao do coracao

lucy_fofinhagyn disse...

EU ACHEI MUITO LEGAL...

Anônimo disse...

eu GOSTEI MUITO..

Unknown disse...

HA EU AMEI AS SUAS CRONICAS VIU
E TUDO ISSO QUE VC FALOU NESSA CRONICA FOI OTIMO É COISA RELACIONADA NO DIA A DIA

Unknown disse...

Eu, Leticia Bocato...Amei esta cronica pois é díficil encontar algo assim hoje em dia...Quizera eu ter uma história bonita assim...

Anônimo disse...

achei muito bom pois nem todo mundo pode ter o curiosidade de dar o primeior beijo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Apesar de ser uma crônica muito boa, eu particularmente prefiro histórias com finais felizes.

Abraços de um anînimo fazendo dever de portugues (superlegal)

Anônimo disse...

Moacyr sclyar é um mestre da palavra. Ele consegue mostrar beleza numa situação cotidiana através dos seus textos.É interessante como vamos lendo a crônica e viajamos junto com esta história para buscar lá atrás o nosso primeiro beijo. O meu foi numa reunião de grupo de jovens de uma igreja católica quando uma moça linda pediu que eu experimentasse seu baton em seus lábios. Fatima era linda e todos os rapazes da comunidade a disputavam. Melhor beijo da minha vida.

raiza eduarda disse...

adoro as cronicas de moacyr scliar sao muito legais

•Deus• disse...

nuss olha o tamanho do bagulhoo véi oloko tive que copia tudo pq tava sem grana e n tinha tita na impressora HASUHAUHSUAH

Anônimo disse...

Realmente,...sem palavras...
simplimente emocionante...s2

Anônimo disse...

Sabe, esse blog é muito legal! Tenho de fazer uma pesquisa para a escola e dar uma crítica sobre as crônicas e quando vi seu blog, nem posso imaginar que achei que não iria ter o que estava procurando. Muito obrigada mesmo! Gostei muito da crônica "Mensagem". Vale a pena ler!
Sigam minha página no Instagram: @vorazes_tributos ou @thefaultinour_stars_okay !
beijos,
Anônimo <3